sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Aparelho auxilia deficiente visual a identificar ônibus que deseja utilizar

Ana Loiola

Enviada especial a Novo Hamburgo (RS)

Para diminuir a dificuldade do deficiente visual na tarefa de identificar o ônibus correto, os estudantes Bruno Fonseca e Rafael Zschornack, de Pelotas (RS), desenvolveram o Identificador de veículos de transporte coletivo para deficientes visuais, que está exposto na 22º edição da Mostra Internacional de Ciências e Tecnologia (Mostratec), na cidade de Novo Hamburgo (RS).

“São quase 9% de cegos no Brasil e com o identificador eles poderiam ter mais autonomia para trabalhar, por exemplo”, explica Zschornack.

Para o Identificador funcionar, são necessários dois aparelhos: um conectado ao ônibus e outro disponível para o usuário. Quando o motorista liga o ônibus o aparelho emite um som para lembrá-lo de indicar o código da linha (de quatro números) no aparelho. Por sua vez, o deficiente visual, ao chegar ao ponto de ônibus, deverá indicar o código da linha em que deseja embarcar. Dessa forma, emitindo ondas por rádio freqüência, o aparelho do deficiente emitirá um som quando o veículo estiver a aproximadamente 80 metros do ponto. Além disso, ao parar, a porta do ônibus também emite um som para que o usuário saiba exatamente onde entrar.

Segundo o estudante, para a construção dos aparelhos foi gasto de R$ 60 a R$ 80. “Se o produto fosse produzido em grande escala teria seu valor reduzido o que o tornaria ainda mais acessível. Apesar disso, ainda não temos apoio para sua concretização”, lamenta.

Um comentário: